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INSS notifica vítimas de descontos indevidos; veja como verificar e pedir ressarcimento

 

Imagem/divulgação: INSS

O INSS iniciou nesta terça-feira (13) a notificação de cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios, cobrados por entidades associativas de forma irregular.

A mensagem enviada em notificação exclusiva pelo App Meu INSS é: "Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135."

O INSS não faz contato por telefone ou SMS. Se houver dúvidas, ligue para o canal 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).

Os beneficiários que não tiveram descontos irregulares também receberam uma mensagem tranquilizando sobre a situação com os seguintes dizeres: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!"


Como acessar o aplicativo Meu INSS:

1 - Baixe o app Meu INSS (disponível para Android e iOS).

2 - Aceite os termos de uso.

3 - Acesse com CPF e senha gov.br (crie sua conta, se necessário).

4 - Verifique os históricos de desconto.

A partir de quarta-feira (14), os segurados poderão consultar, no app ou pelo 135, quais associações realizaram os descontos e os valores cobrados. A verificação abrange descontos de 1º de março de 2020 a 31 de março de 2025.

Caso o segurado não tenha autorizado o desconto, a entidade responsável terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo ou devolver o valor. O valor será corrigido pela inflação e repassado ao segurado, se a associação não comprovar a cobrança.

Segurados que tiveram descontos irregulares em abril receberão os valores entre 26 de maio e 6 de junho.

Fique Atento! Não compartilhe suas senhas ou dados pessoais com terceiros e utilize apenas os canais oficiais. Em caso de dúvidas, acesse o app Meu INSS ou ligue 135.

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