Atleta de Planura conquista título brasileiro de jiu-jitsu após superar grave lesão no joelho
Elias de Paula bandeira Silv![]() |
| Foto cedida pelo lutador Elias de Paula bandeira Silva |
Natural de Planura (MG), o atleta Elias de Paula Bandeira Silva conquistou o título de campeão brasileiro de Jiu-Jitsu na categoria faixa preta master peso leve. A vitória veio após três lutas realizadas no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, durante o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).
O destaque da conquista vai além do desempenho no tatame. Sete meses antes da competição, Elias passou por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado e menisco do joelho.
Segundo os médicos, o tempo estimado para retorno aos treinos era de nove meses e a previsão era de que ele talvez não pudesse mais voltar a lutar. Mesmo assim, com dores e ainda em processo de recuperação, o atleta contrariou o prognóstico e voltou a competir.
“Ouvi que meu joelho parecia o de um homem de 70 anos. Foi um baque psicológico, mas não aceitei aquela sentença. Me reergui e retomei os treinos com foco e responsabilidade”, contou Elias, que atualmente ocupa o segundo lugar no ranking nacional da CBJJE.
Além da rotina como competidor, ele atua como professor de Jiu-Jitsu e mantém um projeto social em Planura, onde treina cerca de 100 alunos. Para Elias, sua trajetória serve como exemplo de superação. “Treino com meus alunos todos os dias. Mostrar para eles que é possível superar limites é parte do meu compromisso.”
Com o título nacional em mãos, Elias agora foca na preparação para o Campeonato Mundial, que será disputado em novembro deste ano.

Nenhum comentário